Gestão estratégica de marcas em Mococa
- Fernando Fragoso
- 15 de abr.
- 2 min de leitura
Atualizado: há 5 dias

Muita gente fala e escreve sobre branding, mas a maioria dos donos de negócios ainda não entende o real impacto da gestão profissional de uma marca. Isso porque muitos só pensam na venda imediata, na promoção diária de ofertas, na sobrevivência em modo automático, sem planejar seu posicionamento a médio e longo prazo. E esse é um ponto estratégico importante na construção de uma marca: seus diferenciais, os canais de comunicação, a percepção de valor e identificação com as pessoas. Após definido isso, vêm os produtos, serviços, preços... Valor é construído diariamente, num processo constante, com experiências, inovação e comunicação de marketing.
Imagine duas sorveterias em Mococa: uma oferece diversidade de produtos e preço mais acessível, por isso suas embalagens não são personalizadas. A loja não valoriza a experiência de comer ou comprar lá. Já a outra sorveteria, tem um preço mais elevado, mas o ambiente é agradável, os produtos parecem ser bem elaborados e suas embalagens criativas têm curiosidades sobre a cidade.
Enquanto na primeira sorveteria o preço de uma bola é R$ 9,00, na outra é R$ 12,00. Dessa forma, se o preço for o único fator decisivo para a pessoa escolher aonde ir, claro que a primeira opção faz mais sentido. Agora, se uma família local ou turista resolve passear em Mococa, a segunda sorveteria oferece uma experiência original. O preço será “ignorado”, sem dor. O cliente aceita pagar mais porque sabe (ele já esteve lá) ou acredita (se está indo pela primeira vez) que o atendimento/produto é melhor.
Ou seja, além da qualidade do sorvete, do serviço cordial e do visual da loja, há fatores emocionais e comportamentais que precisam ser entendidos no momento de comunicar seus produtos. Em marketing, independente do seu budget e segmento de atuação, detalhes e dados são valiosos. Quem não oferece algo personalizado está vendendo o mesmo que a vasta concorrência. E isso não permite margem ou elasticidade de preços.
Por outro lado, produtos e serviços que são desenvolvidos para um perfil claro de pessoa, com gestores com visão de branding e que usam o digital para compreenderem seu público, têm mais chances de sucesso. Eles sabem posicionar suas marcas estrategicamente, construindo valor diariamente, mesmo sem campanhas de marketing.
Hoje há inúmeras ferramentas e plataformas à disposição, tanto para criar conteúdo como para promover sua empresa. Invista em conhecimento, capacitação profissional e branding para o seu negócio crescer. O volume da música, o ambiente, o uniforme, a iluminação, o logo, o aroma da loja, enfim, tudo isso ativa nossos sentidos e gera uma conexão com a marca. Seja único, ágil e flexível - “be water, my friend”.
Fernando Fragoso é formado em Marketing, com especialização em Gestão de Empresas. Jornalista profissional. Criptoarte: www.fernandofragoso.com.br
Comments